domingo, 11 de fevereiro de 2018

A cura do leproso por Jesus e os leprosos de hoje



Olá, meu leitor!

O Evangelho de hoje, 6º domingo do tempo comum, ano B, relata a cura de um leproso por Jesus.

Por Providência Divina, hoje é dia de NS Lourdes, 11 de fevereiro, data que a Igreja escolheu como dia mundial do doente.

Na época de Jesus, início da era cristã, a lepra era considerada castigo divino, uma impureza. Os portadores de lepra eram obrigados a andar com farrapos e e viver fora das cidades, segregados, discriminados, sofrendo preconceito de todo tipo. Não podiam sequer tocar qualquer pessoa, para não torná-la impura.

Hoje a hanseníase, nome moderno da lepra, que foi mudado por causa do estigma da doença, é uma doença 100% curável e que não deixa sequelas, se o paciente fizer tratamento precoce. Se o diagnóstico for tardio, cura-se o paciente assim mesmo, embora nesta situação, poderão ficar sequelas físicas: encurtamento de dedos, áreas do corpo sem sensibilidade, lesões neurais tipo pé caído etc.

Fiquei, então, pensando: quem são os leprosos de hoje? Há vários, mas um em especial chama a atenção: os doentes de AIDS.

Estas pessoas são, muitas vezes, discriminadas, segregadas da sociedade, porque a doença é muito frequente em homossexuais, prostitutas, travestis, usuários de drogas, pessoas promíscuas sexualmente - grupos de pessoas que sofrem discriminação e preconceito pelas suas escolhas de estilo de vida, e que adquiriram uma doença potencialmente fatal por causa destas escolhas.

Hoje a AIDS é uma doença controlável com medicamentos, mas ainda não há cura. A prevenção ainda é o melhor remédio, e esta prevenção está baseada em 3 pilares: diagnóstico precoce e tratamento efetivo dos portadores para quebrar a cadeia de transmissão; uso consistente de métodos de barreira nas relações sexuais com parceiros desconhecidos (camisinha) e redução do número de parceiros sexuais.


Jesus nos mandou detestar o pecado, mas amar os pecadores. Preconceito e discriminação são pecados graves. Acolha, ampare, auxilie essas pessoas. A Igreja já faz isto em várias partes do mundo. Você sabia que a instituição que tem o maior número de leitos de hospital e asilos que recebem portadores de AIDS é a Igreja?

Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita e pelo comentário!