terça-feira, 24 de fevereiro de 2015

Notícias ruins sobre AIDS em 2015





Novamente a AIDS volta a ser notícia ruim no Brasil. Depois da divulgação pelo Ministério da Saúde em 2014 que houve aumento de 11% dos novos casos de AIDS no Brasil, principalmente entre homossexuais, o jornal Estado de São Paulo publicou este fim de semana uma reportagem preocupante, mas que infelizmente não é novidade para quem trabalha com HIV e AIDS: é sobre o bareback, que significa, literalmente, “o perigo que vem por trás”.

A reportagem mostra que, espalhados em sites e blogs pela internet e presentes em saunas e casas de sexo, grupos de homens soropositivos de diversas partes do Brasil têm usado táticas para infectar parceiros sexuais propositalmente. Adeptos da modalidade bareback, na qual gays fazem sexo sem camisinha, eles têm compartilhado dicas de como transmitir o HIV sem que o parceiro perceba. A prática é considerada crime e tem causado preocupação na área da saúde e também no meio LGBT.
Na web e nas baladas, os barebackers formam o "clube do carimbo". Em blogs, compartilham diferentes técnicas para fazer sexo sem proteção ou furar a camisinha. Fotos e vídeos ilustram o "passo a passo".

Infelizmente, apesar de todo o arsenal de diagnóstico e terapia que dispomos hoje para o enfrentamento do HIV e AIDS, ainda há muito preconceito e desinformação sobre a doença. Além disso, a falsa sensação de segurança trazida pelo tratamento antirretroviral e o virtual desaparecimento dos pacientes magérrimos pela doença na mídia faz com que as pessoas se descuidem da prevenção e continuem a fazer sexo sem proteção, com multiplicidade de parceiros.

É preciso coragem dos pais e educadores para a conscientização dos nossos jovens sobre sexo seguro, castidade, valorização do próprio corpo e, infelizmente, a aprender a defender-se da maldade de quem pratica este tipo de ação criminosa, entre outras.

Que Deus nos ajude nestes tempos tão difíceis em que vivemos...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita e pelo comentário!