quinta-feira, 17 de julho de 2014

AIDS diminui no mundo mas cresce no Brasil



Mais uma má notícia para a saúde brasileira e, especialmente, para o tão festejado programa brasileiro de combate ao HIV: um relatório divulgado nesta quarta-feira, 16 de julho de 2014, mostra que o número de pessoas infectadas com o HIV cresceu 11% no Brasil entre 2005 e 2013, enquanto que a queda do número de novos casos no mundo é estimada em 13%.

Cerca de 35 milhões de pessoas vivem com HIV no mundo, e aproximadamente 54% destas pessoas não sabe disso. Houve 1,5 milhão de mortes por HIV no mundo em 2013, e a tuberculose continua a ser a causa mais importante de mortalidade neste grupo. A África subsaariana continua sendo o continente mais atingido, com 70,6% dos casos de AIDS do mundo, sendo 58% em mulheres.

Na América Latina, 47% dos novos casos ocorreram no Brasil, e a doença tem avançado entre os homossexuais. Dados recentes do Ministério da Saúde do Brasil mostram que 10% da população homossexual do Brasil está infectada com o HIV. Houve redução nas campanhas de prevenção, com foco quase exclusivo no uso dos preservativos e a falsa sensação de segurança que os avanços do tratamento trouxeram.

Há uma expectativa da OMS de erradicar a epidemia em 2030, embora a própria OMS reconheça que esta meta dificilmente será atingida. Para tanto, a recomendação é aumentar o acesso dos infectados ao tratamento, incentivar o uso dos preservativos, a testagem anti HIV para a população e a prática da circuncisão.

Ainda temos um longo caminho a percorrer...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita e pelo comentário!