segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

Bento XVI renunciou


O Papa Bento XVI surpreendeu o mundo hoje pela manhã, na festa de Nossa Senhora de Lourdes, ao anunciar sua renúncia ao trono de Pedro.

Quem acompanha os passos deste grande Papa não se espantou com o seu gesto de grande humildade e grandeza, ao reconhecer que seu corpo não mais responde às necessidades de seu ministério. Nos últimos meses, como o próprio Bento XVI disse hoje pela manhã, foi visível a sua perda de vigor físico, dia a dia. Ele fez o que aos bispos e padres se recomenda: que renunciem aos seus cargos quando não tiverem mais saúde para continuar, ou ao completar 75 anos de idade. Como o cargo do Papa é vitalício, e ele foi eleito aos 78 anos, andou até as últimas forças, mas agora sentiu que não lhe é possível continuar.

Creio que ele se retirará para um mosteiro, onde permanecerá em oração por todas as necessidades da Igreja, que ele conhece tão bem, e continuará a prestar um importantíssimo serviço a toda a humanidade.

Espero que ele ainda tenha forças para terminar de escrever os seus livros sobre Jesus de Nazaré, tão profundos e belos, antes de partir para a Casa do Pai, e creio que ele poderá declarar como São Paulo a Timóteo: combati o bom combate, terminei a carreira, guardei a fé.

Obrigado por tudo, Bento XVI! Que o Senhor da Vida o recompense largamente!






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita e pelo comentário!