terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

Os milagres de Lourdes





O santuário de Nossa Senhora de Lourdes, na França, é procurado por pessoas do mundo inteiro pela fama comprovada das curas milagrosas que acontecem ali, desde a época das aparições de Nossa Senhora. A maioria dos milagres ocorre em pessoas que beberam a água da fonte de Lourdes ou que se banharam nela.

Para o reconhecimento de um milagre são necessárias várias etapas. Primeiramente, a notícia do milagre é analisada pelo Bureau Médico de Lourdes, que inicia a investigação da veracidade dos fatos narrados. Se o caso é digno de fé, é remetido a uma comissão médica local.

Se esta comissão médica local atesta a veracidade da cura, o caso é encaminhado ao Comitê Médico Internacional de Lourdes, que existe desde 1947 e é efetivamente internacional desde 1954; é chefiado pelo Bispo de Lourdes e um dos médicos do comitê.

Se reconhecida a cura milagrosa por este comitê, o caso é remetido ao bispo da diocese onde vive o receptor do milagre, que dará a palavra final se aceita o veredito do comitê.

Para o reconhecimento da cura, cada caso é exaustivamente analisado, à luz da ciência médica, para atestar se a cura é instantânea, definitiva e inexplicável cientificamente. Além disso, o receptor do milagre é examinado psiquiatricamente para afastar doença mental, histeria e simulação de doença.

Até o momento, foram reconhecidos 69 milagres, em pessoas provenientes de vários países, com as mais variadas doenças e de todas as idades.

Nossa Senhora de Lourdes, rogai por nós!

Para saber mais:

http://en.lourdes-france.org/